O balão intragástrico

A técnica  vulgarmente conhecida por Balão não é uma cirurgia mas sim um tratamento provisório que consiste na colocação de um balão no interior do estômago que, uma vez preenchido com liquido ou ar, vai ocupar uma parcela significativa da cavidade gástrica permitindo reduzir o apetite e a capacidade de ingestão. Desta forma com o balão tem-se, teoricamente, menos fome e mais dificuldade em ingerir volumes exagerados de alimentos. O mecanismo de acção não totalmente conhecido mas dependerá em muito das contrações e movimentos gástricos provocados pela presença do "corpo estranho" dentro do órgão.

É uma  modalidade de tratamento que tem como grande característica o ser transitória, ou seja, cada balão apenas pode estar cerca de 6 meses no interior do estômago devendo depois ser retirado sob pena de provocar complicaçõescom gravidade potencial.

Com o balão conseguem-se resultados interessantes mas, diga-se claramente, sempre inferiores aos das operações para a obesidade. Numa média das várias séries de resultados publicadas na literatura mundial, o emagrecimento obtido cifra-se nos 30% do excesso de peso que o doente tem no momento da colocação do balão.  Pode também ajudar no controle de determinadas doenças que impliquem risco para a saúde no contexto de obesidades moderadas como, por exemplo, em casos de Hipertensão arterial de difícil controle e com risco de acidente vascular cerebral...
 
Sendo uma técnica endoscópica, tem alguma vantagem sobre as cirurgias de obe  Pesadas as vantagens e os resultados obtidos bem como o prazo limitado de 6 meses de acção resulta, em nossa opinião, ter o balão interesse nalgumas situações que descrevemos:
  • Doentes de elevado peso e com doenças graves que exijam algum emagreciemnto para tornar uma cirurgia mais segura
  • Doentes que por doenças específicas não possam, de todo, ser operados
  • Doentes com excesso de peso (Indice de Massa Corporal entre 30 e 35 Kg/m2) que não têm ainda indicação operatória
  • Adolescentes com obesidade grave e nos quais a cirurgia ainda não é opção
  • Quando se pretende um emagrecimento significativo por motivos estéticos
Na Clínica Rui Ribeiro avaliamos e procedemos à colocação de balões usando sempre como âncora o tratamento multidisciplinar que, como acontece com a cirurgia, garante ao doente um apoio eficaz na mudança de estilo de vida necessária à manutenção do emagrecimento a obter com o balão.Feito de outra forma pode ser um risco desnecessário e ineficaz pois o regreso á linha de base é, infelizmente, quase obrigatório...
 
 
balao.jpg